Política de privacidade
Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
O Grupo Barigüi atua de forma ética e responsável desde a sua fundação. Esses são os pilares que sustentam o nosso desenvolvimento e crescimento contínuo. Acreditamos fortemente que a maneira como atuamos impacta positivamente a sociedade e a vida de milhares de consumidores que confiam em nós há mais de 30 anos.
Em constante processo de evolução, os membros do Grupo Barigüi entendem que Proteção de Dados Pessoais e Privacidade são temas importantíssimos, portanto estamos aqui para informar a você como nós lidamos com estes assuntos.
Aqui você encontra informações que se aplicam à forma como são tratados os Dados Pessoais dos nossos clientes, bem como dos nossos colaboradores e quaisquer outros Dados Pessoais que alguém possa compartilhar com uma das empresas que pertencem ao Grupo Barigüi.
Esta Política de Privacidade dispõe sobre como as empresas do Grupo Barigüi lidam com o tratamento de dados pessoais, inclusive fora dos meios digitais, de forma legalmente adequada, segura e transparente.
Pensando em transparência, e no cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), vamos explicar alguns conceitos básicos que facilitarão a compreensão sobre como tratamos seus dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD é uma lei brasileira que estabelece como as empresas e órgãos públicos devem coletar, armazenar, tratar e proteger os dados pessoais. O objetivo principal da LGPD é garantir a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.
Dado Pessoal é toda informação relacionada à pessoa natural (física), já identificada ou que seja identificável. Por exemplo, seu nome completo, o endereço de sua casa, e-mail e o número do seu telefone.
Dado Pessoal Sensível é a informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, assim como dados referentes à saúde, à vida sexual, aos dados genéticos ou biométricos, quando vinculada a uma pessoa natural.
Titulares são como você, pessoas físicas sobre as quais os dados se referem. Os nossos colaboradores, os visitantes de nossas lojas e os representantes de nossos parceiros são exemplos de titulares.
Tratamento é o nome dado a qualquer atividade que pode ser feita com os dados de uma pessoa, incluindo, mas não se limitando à consulta, armazenamento, classificação, avaliação, compartilhamento e exclusão.
Hipóteses de Tratamento, também conhecidas como Bases legais, são as situações e justificativas que autorizam o tratamento de dados pessoais. Em lei estão previstas várias condições para que os dados pessoais de alguém possam ser tratados, com ou sem o seu consentimento.
Consentimento é uma das diversas hipóteses que permite o tratamento de dados pessoais. Para que o tratamento seja viabilizado através do consentimento, o titular precisa se manifestar de forma livre, informada e inequívoca, indicando concordar com a atividade que será realizada com seus dados pessoais.
Agora que você está ciente destes conceitos, será muito mais fácil compreender a importância do assunto, assim como será mais fácil entender as respostas para as principais perguntas que os titulares tem feito a nós:
1. Quais tipos de dados pessoais são tratados pelo Grupo Barigüi?
Sempre de acordo com as leis e normas referentes ao tema da proteção de dados pessoais, conforme cada caso pode ser necessário coletar nomes completos seus e de seus pais, sua data de nascimento, seu gênero, os números de RG, CPF e CNH, além de telefone, bem como seu endereço residencial e de e-mail.
Além destes dados, que costumam fazer parte da construção de cadastros, também é possível que seja necessário tratarmos dados pessoais que podem levar à sua identificação a partir de seu veículo, como os números do chassi, do Renavam e os códigos das placas. Para a compra ou venda de veículos: cópia do RG/CNH, cópia do CPF, comprovante de residência, documento do veículo.
Tendo em vista os diferentes produtos e serviços que são oferecidos pelo Grupo Barigüi, bem como em decorrência de parcerias comerciais, pode ser necessário tratar dados pessoais relacionados à sua vida financeira transacional, além dos números de identificação de suas contas bancárias e dados de seu cartão de crédito.
Pensando na melhor experiência dos usuários, também tratamos dados pessoais relacionados a como você interage com nossos sites e aplicativos, como o seu endereço de IP e geolocalização, além dos cookies e de algumas das configurações do navegador que você utiliza.
2. Por que o Grupo Barigüi trata dados pessoais?
É muito importante que nossos clientes recebam o melhor atendimento e temos consciência de que as experiências oferecidas por nós envolvem o tratamento de dados pessoais. Além de esta ser uma constatação muito relevante, ela está de acordo com os termos das leis e normas referentes ao tema da proteção de dados pessoais em vigor.
Conforme previsto na legislação, além de permitido, é necessário tratarmos alguns dados pessoais para confirmarmos uma venda, caso contrário não seria possível entregar os produtos e serviços como eles são esperados.
A cultura de melhoria contínua faz parte da essência do Grupo Barigüi e devemos destacar que sempre que alguma comodidade é oferecida aos titulares de dados pessoais, dela resulta nosso dever de zelo. Pensando em mais exemplos, para que seja possível oferecermos em algumas de nossas lojas o acesso à internet através de rede Wi-Fi, é imprescindível tomarmos algumas precauções de segurança voltadas aos interesses dos próprios titulares e à prevenção de fraudes, como a criação de cadastros e o registro mínimo de dados de uso.
Outro exemplo é o monitoramento de nossos ambientes físicos através de câmeras de segurança. Sabemos que a imagem dos titulares é considerada dado pessoal sensível, razão pela qual o seu tratamento precisa ser muito bem justificado. Neste caso, em nome da segurança dos próprios titulares e de terceiros, condizente aos termos das leis aplicáveis.
Como explicado acima, dentre as mais variadas situações do cotidiano, é necessário que o Grupo Barigüi trate dados pessoais. Além dos exemplos citados, estes tratamentos também podem ser desenvolvidos com base em outras justificativas, como a defesa de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, também em nome da proteção do crédito, bem como quando for necessário para atender aos legítimos interesses e obrigações legais, ou regulatórias.
3. Como o Grupo Barigüi coleta Dados Pessoais?
Coletamos dados pessoais através dos nossos sites oficiais operados sob nossos domínios/URL (grupobarigui); Através da interação em qualquer um de nossos anúncios, como em sites de terceiros, redes sociais, landing pages, formulários comerciais; Através de interações que realizamos com você, como por exemplo, comunicações eletrônicas por WhatsApp ou recebimento de documentação via e-mail; Através de documentos impressos; Através de interações que realizamos com você quando visita stands em eventos que participamos ou que somos patrocinadores.
Os dados também são coletados quando diretamente fornecidos pelo titular, através de formulários informatizados ou outros meios, solicitando contato a respeito de produtos e serviços, bem como que seja apresentado um orçamento, uma simulação de financiamento ou o agendamento de test-drive.
Considerando que nós coletamos apenas os dados minimamente necessários para cada tipo de operação, é possível que determinados dados pessoais sejam apenas coletados quando for o momento de confirmar um negócio, seja ele a compra ou a locação de veículos, a contratação de serviços de manutenção ou qualquer outra oferta válida.
É importante destacar que os titulares de dados pessoais não são apenas os consumidores.
Portanto, também tomamos todos os cuidados devidos ao coletar dados dos candidatos que se submetem aos nossos processos seletivos, de colaboradores que representam o Grupo Barigüi e dos representantes de empresas com as quais temos relacionamentos comerciais.
Todas estas situações de coleta podem ser desenvolvidas presencialmente em nossas lojas, por telefone ou através de sistemas informatizados, como em redes sociais, nos nossos sites e através de aplicativos, com ou sem ação do titular.
Finalmente, por meio da utilização de tecnologias como cookies, outros dados também poderão ser coletados de forma automática.
Os cookies são informações ou arquivos que podem ser armazenados em dispositivos quando você visita ou navega em nossos canais. Os cookies que podem ser utilizados são: Cookies Necessários para o adequado funcionamento dos websites, bem como para permitir que o usuário consiga utilizar todas as funcionalidades disponíveis. Esses cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável; Cookies de Desempenho para possibilitar a compreensão acerca de como os visitantes interagem com os sites, páginas visitadas e o tempo de visita. Todas as informações coletadas por estes cookies são anônimas. Cookies de Marketing (Publicidade e redes sociais) podem ser inseridos através dos nossos sites para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes. Não armazenam diretamente informações pessoais, porém são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Já os cookies de redes sociais são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao website para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros websites e criar um perfil sobre os seus interesses. Isso pode afetar o conteúdo e as mensagens que vê em outros sites que visita.
Os navegadores de internet permitem ao usuário aceitar, recusar ou desabilitar cookies, especificamente através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador. Caso siga pelas próprias configurações do navegador, deverá configurá-los através do menu "opções" ou "preferências".
Se optar por recusar a utilização de cookies estritamente necessários, avisamos que alguns recursos dos nossos sites podem não funcionar adequadamente.
4. Como que o Grupo Barigüi lida com o compartilhamento de Dados Pessoais?
Além das situações de coleta, a depender do caso concreto, pode ser que dados pessoais seus sejam compartilhados com o Grupo Barigüi por nossos parceiros estratégicos, fornecedores, prestadores de serviço, instituições do sistema financeiro, bureaus de crédito e órgãos públicos.
Por sua vez, o Grupo Barigüi também apenas compartilha dados conforme for necessário e sempre em conformidade com as leis e normas referentes ao tema da proteção de dados pessoais.
Podemos classificar estas necessidades da seguinte forma:
Em razão da necessidade de assegurar que contratos sejam cumpridos, dados podem ser compartilhados com diferentes fornecedores e prestadores de serviço relacionados ao funcionamento de nossa infraestrutura operacional e tecnológica. Por exemplo, com montadoras e locadoras de veículos, despachantes, corretoras de seguro, empresas de inspeção veicular ou oficinas mecânicas, instituições financeiras e controladoras de métodos de pagamentos, bem como com licenciadores e desenvolvedores de sistemas informatizados.
Para reforçar a estrutura de segurança da informação ou com o objetivo de proteção dos interesses dos titulares dos dados pessoais. Por exemplo, com empresas especializadas em auditorias de segurança da informação, em marketing digital, na promoção de eventos, bem como na prospecção de novos talentos e na concessão de benefícios aos nossos colaboradores, como planos de saúde.
Em razão de uma obrigação legal ou regulatória. Por exemplo, com tribunais de justiça em resposta a uma ordem recebida via intimação judicial.
5. O Grupo Barigüi transfere Dados Pessoais para o exterior?
Em casos especiais pode ser necessário que Dados Pessoais sejam transferidos e tratados em outros países. Por exemplo, pode ser necessário transferir dados pessoais para o exterior com o objetivo de assegurar que determinados fornecedores e prestadores de serviço, principalmente aqueles especializados no desenvolvimento e licenciamento de sistemas informatizados, nos auxiliem a garantir o cumprimento dos contratos firmados entre você e o Grupo Barigüi.
Fique tranquilo quanto a segurança dos dados submetidos a estas transferências. Esta medida é aplicada apenas aos casos em que for reconhecida a real necessidade. Além de tratar-se de uma excepcionalidade, como já mencionado nesta Política de Privacidade, em operações de tratamento de dados pessoais nós apenas envolvemos empresas que demonstrem estar em conformidade com todas as leis aplicáveis.
Através do nosso Canal de Atendimento aos Titulares de Dados Pessoais, você poderá solicitar mais informações a respeito do tratamento dos seus dados pessoais em países estrangeiros.
6. Como o Grupo Barigüi cuida da segurança de Dados Pessoais?
No Grupo Barigüi segurança da informação é prioridade. Em virtude de nossas atividades temos acesso a dados e informações de propriedade não apenas das empresas que fazem parte do grupo, mas também referentes aos nossos parceiros, colaboradores e clientes.
Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, em meio aos nossos fluxos de trabalho estão estabelecidos processos e controles voltados à prevenção, detecção e resposta de acidentes e incidentes que possam envolver seus dados, especialmente quanto a tratamentos ilegais ou não autorizados.
Nós adotamos práticas de governança adequadas ao escopo das nossas operações e o nosso conjunto de normas corporativas internas estabelecem precauções eficientes, por exemplo, referentes à segurança das credenciais pessoais de acesso aos sistemas internos, além de regime de arquivamento e reprodução de documentos físicos, e restrições ao compartilhamento de informações estratégicas ou referentes a clientes e fornecedores.
Trabalhamos muito para proteger seus dados. Inclusive, buscamos avaliar com atenção os nossos parceiros com o objetivo de minimizar riscos para os titulares de dados pessoais, mas infelizmente segurança total é algo que não depende apenas das nossas ações e processos.
Existem fatores que não estão sob controle do Grupo Barigüi e que podem comprometer sua segurança, como eventuais falhas de hardware ou software que você utiliza e a entrada não autorizada de terceiros em suas contas.
Sua atuação é importantíssima para construirmos uma rede de proteção em volta de você e de seus dados. Por exemplo, você pode ajudar adotando boas práticas de segurança em relação ao não compartilhamento de suas senhas com terceiros.
Não deixe de entrar em contato com o Grupo Barigüi caso você suspeite de algo que possa vir a comprometer a segurança dos seus dados. Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail privacidade@grupobarigui.com.br.
7. Quais são os direitos decorrentes de ser Titular de Dados Pessoais?
As leis brasileiras garantem os seguintes direitos aos titulares dos dados:
Você pode solicitar ao Grupo Barigüi informações para que seja confirmado se acontece, ou não, tratamento de seus dados pessoais.
Se for confirmado que o Grupo Barigüi trata seus dados pessoais, você poderá solicitar uma cópia dos dados que temos sobre você.
Após ter acesso aos seus dados, você poderá solicitar a correção deles caso você verifique que estão incorretos ou desatualizados.
Igualmente, se for confirmado que o Grupo Barigüi trata seus dados pessoais, você também poderá solicitar que seus dados pessoais sejam eliminados, bloqueados ou anonimizados.
Durante o processamento destas solicitações, antes que elas sejam concluídas, iremos informar a você se as condições legais estão preenchidas, afinal, é possível que existam bases legais que impedirão a eliminação, bloqueio ou anonimização.
Outro direito dos titulares é a portabilidade de seus dados pessoais. Para exercer este direito você precisará solicitar ao Grupo Barigüi, de forma expressa, que seus dados pessoais sejam fornecidos a você ou transmitidos aos terceiros que você indicar.
Dentre outras condições previstas em leis, cumpriremos essa solicitação desde que ela não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios das nossas empresas.
As leis brasileiras também asseguram a você o direito de entrar em contato com o Grupo Barigüi para saber com quais entidades públicas e privadas seus dados são compartilhados por nós.
Também está previsto nas leis brasileiras que é dever do Grupo Barigüi apresentar a você informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o tratamento de seus dados pessoais. Neste sentido, considerando que apenas solicitaremos o seu consentimento quando for realmente necessário, ou obrigatório, não se esqueça que você é livre para se recusar a fornecê-lo, bem como poderá revogá-lo se já houver fornecido. Em ambos os casos, sua experiência com os produtos e serviços oferecidos pelo Grupo Barigüi poderá ser afetada. A depender das circunstâncias, inclusive pode ser que seja impossível continuar lhe oferecendo produtos e serviços, mas não se preocupe, avisaremos você conforme o caso.
Além disso, é preciso esclarecer que as leis brasileiras preveem a possibilidade de tratarmos seus dados pessoais sem o seu consentimento. Nesse caso, mediante sua solicitação, informaremos a você que existem justificativas legais para isto, como, por exemplo, assegurar que contratos existentes entre você e o Grupo Barigüi sejam cumpridos, ou para prevenir fraudes. Caso você não concorde com esse tratamento, é seu direito questioná-lo.
Para o exercício dos seus direitos como titular dos dados pessoais a nós confiados, você pode utilizar o link abaixo:
Informamos que no ato da solicitação, poderemos pedir dados pessoais complementares, os quais serão utilizados exclusivamente para confirmação e verificação de identidade do titular de dados pessoais.
8. Como eu posso resolver minhas dúvidas sobre os tratamentos de dados realizados pelo Grupo Barigüi?
O encarregado pelo tratamento de dados pessoais é o responsável indicado pelo Grupo Barigüi para atuar como canal de comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
DPO (Encarregado de dados): Rodrigo Volkmann Ultramari
E-mail: privacidade@grupobarigui.com.br
Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail. Dependendo do conteúdo de sua solicitação, como medida de segurança será necessário comprovar sua identidade.
Vigente desde: FEVEREIRO/2022
Última atualização: NOVEMBRO/2024